Equipa do Colégio Marista de Carcavelos descobre asteroide

A primeira “All-Portugal Asteroid Search Campaign” deste ano letivo teve início no dia 3 de dezembro de 2013 e terminará a 7 de janeiro de 2014. Estão a participar nesta campanha 15 equipas de escolas portuguesas: Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, Escola Secundária D. Maria II, Agrupamento de Escolas do Padre Benjamim Salgado, Escola Secundária Matias Aires,  Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, Escola Secundária Stuart Carvalhais, Agrupamento de Escolas de Vilar de Andorinho, Colégio Marista de Carcavelos, Escola Salesiana de Manique, Escola Básica 2,3 Dom Francisco Manuel de Melo, Agrupamento de Escolas de São Teotónio, Agrupamento de Escolas de Cister-Alcobaça, Agrupamento de Escolas do Cerco, XicoCoruche Asteroid Search Team e Escolas Secundárias R. Correia & A. Quental.

Ao fim da 1ª semana desta “All-Portugal Asteroid Search Campaign” temos 1 descoberta confirmada, 5 observações e 4 confirmações de NEOs. Parabéns a todos!!

A equipa do Colégio Marista de Carcavelos, constituída por Tiago Ferreira e Rodrigo Oliveira sob a orientação da professora de Física e Química Fernanda Barbosa, viu  a sua descoberta confirmada e catalogada pelo Minor Planet Center, como 2013XQ 4. Esta descoberta está associada à observação CMC 3111, efetuada num ficheiro de imagens do dia 2 de dezembro de 2013. O Colégio Marista de Carcavelos participa de forma muito empenhada nas campanhas IASC (International Asteroid Search Collaboration) desde 2011, mas só agora conseguiu ter uma descoberta confirmada.

A campanha só terminará em janeiro e até lá, se as condições atmosféricas nos ajudarem, temos ainda muitas observações e descobertas de asteroides para fazer.

Happy hunting!!  como diz o professor Miller

Boas Festas!!

 

 

Campanha Pan-STARRS de pesquisa de asteroides

A primeira  “Pan-STARRS Asteroid Search campaign” do ano letivo 2013/14 terminou no passado dia 15 de novembro. Nesta campanha participaram 60 equipas constituídas por mais de 60 escolas de vários países da América, Ásia e Europa. Portugal participou com 2 equipas (NUCLIO Asteroid Search Team 1 e NUCLIO Asteroid Search Team 2) , cada uma constituída por 6 escolas.

NUCLIO Asteroid Search Team 1:

Escola Secundária Antero de Quental, Açores

Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães

Escola Secundária de Caldas de Taipas

Agrupamento de Escolas de Vilar de andorinho

Escola Secundária de Serafim Leite

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul

NUCLIO Asteroid Search Team 2:

Escola Secundária Matias Aires

Escola Básica 2,3 e Secundária de São Sebastião de Mértola

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes

Escola Secundária D. Maria II

Escola Secundária Braamcamp Freire

NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia

O balanço final desta campanha traduziu-se na descoberta de 1371 asteroides, dos quais 79 foram descobertos por escolas portuguesas (5,8%). Estas são descobertas preliminares pelo que aguardamos nos próximos dias a confirmação de algumas que passarão a descobertas provisórias.

Parabéns às 2 equipas portuguesas pelo brilhante trabalho efetuado!!

 

 

 

 

Estão abertas inscrições para a pesquisa de asteroides 2013/2014

Depois de mais um ano letivo repleto de descobertas de asteroides, já confirmadas pelo Minor Planet Center (Harvard):

2012 VM16 J. Vieira, S. Oliveira, M. Batista, B. Soares, I. Costeira, & D. Diaz Escola Secundária D. Maria II Portugal
2012 VL62 T. Cunha, F. Sousa, C. Silva, A. Vieira, & P. Carneiro Escola Básica de Vilar de Andorinho Portugal
2012 VM62 T. Cunha, F. Sousa, C. Silva, A. Vieira, & P. Carneiro Escola Básica de Vilar de Andorinho Portugal
2012 WJ W. Soares, R. Assunção, R. Passarinho, M. Fernandes, J. Rodrigues, & M. Pessoa Escola Secundária de Matias Aires Portugal
2012 WN T. Gouveia, C. Martins, & J. Carolino Escola Secundária de Alvide Portugal
2012 WN2 D. Barreira, R. Calado, M. Pinheiro, I. Oliveira, S. Araújo, & E. Araújo Agrupamento de Escolas de Valpaços Portugal
2012 WK16 R. Oliveira, B.Ventura, & N. Marques Escola Básica 2,3 Cego do Maio Portugal
2012 VB81 S. Bruschy  NUCLIO Asteroid Search Team Portugal

2013 EP5 C. Gomes, R. Cruz, M. Neto, M. Paiva, & V. Rodrigues Escola Secundária Augusto Gomes Portugal

2013 EZ7 C. Ramos , R. Cabral, & T. Teves Escola Secundária Antero de Quental, Açores, Portugal

As escolas portuguesas foram mais uma vez premiadas, pelo IASC (International Astronomical Search Collaboration), com 3 campanhas exclusivas para o próximo ano letivo 2013/14:

  • All-Portugal Asteroid Search Campaign 03/12/2013 a 07/01/2014
  •  All-Portugal Asteroid Search Campaign 09/01/2014 a 13/02/2014 
  •  All-Portugal Asteroid Search Campaign 15/02/2014 a 22/03/2014

Poderão inscrever os vossos alunos para uma das campanhas,  dando-lhes assim a oportunidade de participarem num verdadeiro projeto científico ajudando a um melhor conhecimento de órbitas de asteroides já conhecidos e eventualmente descobrindo novos asteroides. Contactar: costa [dot] ana00 [at] gmail [dot] com

Estão todos convidados a participar, no dia 9 de novembro pelas 10h, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS) em S. Pedro do Estoril,  numa sessão de treino do software Astrometrica que é usado nas campanhas IASC de pesquisa de asteroides. Mais informação em http://ark.nuclio.org/blog/astronomia-hands-on-descobrir-o-cosmos-20132014/

 

 

Nova campanha, novas descobertas…

A 1ª “All-Portugal Asteroid Search Campaign” de 2013 está decorrer desde o dia 13 de fevereiro e terminará no próximo dia 20 de março. Estão a participar nesta campanha, coordenada pelo NUCLIO, 17 escolas de norte a sul de Portugal e também uma escola dos Açores. Foi justamente de Ponta Delgada, nos Açores, e de Matosinhos que nos chegaram as 2 primeiras descobertas desta campanha.

A Escola Secundária Antero de Quental de Ponta Delgada, Açores, está a participar pela 1ª vez nas campanhas de pesquisa de asteroides. O professor José Rebuge coordena o trabalho de 2 equipas de “caçadores de asteroides”  (1 constituída por alunos do ensino básico e outra  do ensino secundário). O asteroide 2013 EZ7 confirmado e catalogado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard foi descoberto por Catarina Ramos , Rafael Cabral e Tatiana Teves (alunos do 11º ano). As 2 equipas estão de parabéns pelo trabalho de investigação científica que têm desenvolvido. Os descobridores serão convidados a batizar este asteroide pois 2013 EZ7 é apenas um nome provisório.

Duarte Nuno Januário é professor de Física e Química na Escola Secundária Augusto Gomes em Matosinhos onde é responsável pelas campanhas de pesquisa de asteroides desde 2009. As várias equipas de “caçadores de asteroides” desta escola têm já realizaram inúmeras observações e várias descobertas de asteroides que nunca chegaram a ver confirmadas. Desta vez, depois de muito empenho, a sorte bateu-lhes à porta e Carina Gomes, Rita Rocha, Marta Neto, Maria Inês Paiva e Vasco Rodrigues, representantes dos “caçadores de asteroides” das 2 grandes equipas das turmas 7ºA e 7ºC, conseguiram que a sua descoberta fosse confirmada e catalogada pelo Minor Planet Center com o nome provisório 2013 EP5. O nome definitivo será dado pelos seus descobridores quando daqui por mais algum tempo a órbita e características do 2013 EP5 já estiverem bem conhecidas. Parabéns aos 7ºA e 7ºC !!

A todas as equipas de todas as outras escolas que participam em campanhas de pesquisa de asteroides, desenvolvendo um trabalho fantástico, mas que ainda não conseguiram receber o prémio da descoberta, o nosso louvor!!

Chegaram resultados

 

Chegaram os resultados da Campanha All-Portugal de Pesquisa de Asteroides iniciada a  1 de dezembro de 2012 e terminada no dia 5 de janeiro de 2013.

Nesta campanha os alunos das escolas portuguesas descobriram 15 novos asteroides,  confirmaram a existência de 8 e fizeram muitas observações. Até ao momento ainda não tivemos nenhuma das 15 descobertas confirmadas, o que poderá acontecer brevemente.

1ª campanha All-Portugal de 2013

De 7 de janeiro a 11 de fevereiro de 2013 vamos ter mais uma  “All-Portugal Asteroid Search Campaign” com a participação de 10 escolas portuguesas. Desta vez vamos experimentar funcionar em novos moldes, equipas de 2 escolas, partilhando as mesmas imagens. Pode encontrar as nossas equipas de escolas em http://iasc.hsutx.edu/index_files/Page500.htm

Para todos um Feliz 2013!

Boas Festas! / Happy Holidays!

O NUCLIO, representante do IASC em Portugal, deseja a todos os “caçadores de asteroides” e amigos um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de grandes desafios, não esquecendo as muitas observações de asteroides.

NUCLIO, representing IASC in Portugal, wishes all “asteroid hunters” and friends a Merry Christmas and a Happy New Year with a lot of asteroid observations.

33 novos asteroides na “Pan-STARRS Asteroid Search Campaign”

Terminou mais uma “Pan-STARRS Asteroid Search Campaign” (12 de novembro a 17 de dezembro, 2012) durante a qual foram analisadas imagens feitas com a maior câmara digital do mundo instalada no telescópio Pan-STARRS (Havai).
Nesta campanha participaram 24 equipas de diversos países da América, Ásia e Europa. Portugal participou pela 2ª vez com o “NUCLIO Asteroid Search Team” constituído por alunos de 7 escolas (Escola Secundária Maria Lamas, Escola Secundária da Cidadela, Escola Secundária D. Maria II, Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Escola Secundária da Batalha, Escola Secudária Augusto Gomes e Escola Secundária D. Inês de Castro)  tendo como parceiros os alunos da escola “Martin-Andersen-Nexö-Gymnasium” (Alemanha).

A equipa portuguesa desenvolveu, como habitualmente, um trabalho de elevada qualidade descobrindo 33 novos asteroides, 1 dos quais já confirmado e registado pelo Minor Planet Center (Harvard) com a identificação 2012 VB81. Este balanço ainda não é definitivo, uma vez que nos próximos dias poderemos receber a agradável notícia de mais algumas confirmações.

Mais uma campanha de pesquisa de asteroides

Iniciaram-se mais duas campanhas IASC de pesquisa de asteroides “All-Portugal Asteroid Search Campaign” e “All-Venezuela Asteroid search Campaign“. Estas campanhas tiveram início no dia 1 de dezembro de 2012 e terminarão no dia 5 de janeiro de 2013.

Estão a participar na “All-Portugal Asteroid Search Campaign“, 23 escolas portuguesas do Minho ao Algarve, das quais 12 participam pela primeira vez.

Os resultados da primeira semana de campanha foram fantásticos e acabam de ser publicados.  As equipas das escolas portuguesas fizeram, até ao momento, 50 observações de NEOs (Near Earth Objects), 1 confirmação de NEO (2ª observação de um asteroide que acabou de ser descoberto) e 2 descobertas preliminares de asteroides (1ª observação que aguarda confirmação dentro dos próximos dias).

Parabéns a todos!!

 

 

Choveram asteroides nas escolas portuguesas

Chegou ao fim a primeira “All-Portugal Asteroid Search Campaign” deste ano letivo 2012/2013.  Durante esta campanha que decorreu de 25 de outubro a 29 de novembro de 2012, “choveram” asteroides nas 16 escolas portuguesas que participaram neste projeto. Assim, os nossos jovens cientistas fizeram 207 observações de NEOs (Near Earth Objects), 13 confirmações de NEOs (2ª observação de asteroide) e 39 descobertas de asteroides (1ª observação –  preliminary discovery),  destas, 7 foram descobertas confirmadas (provisional discovery)  e provisoriamente catalogadas pelo MPC (Minor Planet Center).

Parabéns a todos pelo fantástico trabalho desenvolvido durante estas 5 semanas!!