Nova campanha, novas descobertas…

A 1ª “All-Portugal Asteroid Search Campaign” de 2013 está decorrer desde o dia 13 de fevereiro e terminará no próximo dia 20 de março. Estão a participar nesta campanha, coordenada pelo NUCLIO, 17 escolas de norte a sul de Portugal e também uma escola dos Açores. Foi justamente de Ponta Delgada, nos Açores, e de Matosinhos que nos chegaram as 2 primeiras descobertas desta campanha.

A Escola Secundária Antero de Quental de Ponta Delgada, Açores, está a participar pela 1ª vez nas campanhas de pesquisa de asteroides. O professor José Rebuge coordena o trabalho de 2 equipas de “caçadores de asteroides”  (1 constituída por alunos do ensino básico e outra  do ensino secundário). O asteroide 2013 EZ7 confirmado e catalogado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard foi descoberto por Catarina Ramos , Rafael Cabral e Tatiana Teves (alunos do 11º ano). As 2 equipas estão de parabéns pelo trabalho de investigação científica que têm desenvolvido. Os descobridores serão convidados a batizar este asteroide pois 2013 EZ7 é apenas um nome provisório.

Duarte Nuno Januário é professor de Física e Química na Escola Secundária Augusto Gomes em Matosinhos onde é responsável pelas campanhas de pesquisa de asteroides desde 2009. As várias equipas de “caçadores de asteroides” desta escola têm já realizaram inúmeras observações e várias descobertas de asteroides que nunca chegaram a ver confirmadas. Desta vez, depois de muito empenho, a sorte bateu-lhes à porta e Carina Gomes, Rita Rocha, Marta Neto, Maria Inês Paiva e Vasco Rodrigues, representantes dos “caçadores de asteroides” das 2 grandes equipas das turmas 7ºA e 7ºC, conseguiram que a sua descoberta fosse confirmada e catalogada pelo Minor Planet Center com o nome provisório 2013 EP5. O nome definitivo será dado pelos seus descobridores quando daqui por mais algum tempo a órbita e características do 2013 EP5 já estiverem bem conhecidas. Parabéns aos 7ºA e 7ºC !!

A todas as equipas de todas as outras escolas que participam em campanhas de pesquisa de asteroides, desenvolvendo um trabalho fantástico, mas que ainda não conseguiram receber o prémio da descoberta, o nosso louvor!!