33 novos asteroides na “Pan-STARRS Asteroid Search Campaign”

Terminou mais uma “Pan-STARRS Asteroid Search Campaign” (12 de novembro a 17 de dezembro, 2012) durante a qual foram analisadas imagens feitas com a maior câmara digital do mundo instalada no telescópio Pan-STARRS (Havai).
Nesta campanha participaram 24 equipas de diversos países da América, Ásia e Europa. Portugal participou pela 2ª vez com o “NUCLIO Asteroid Search Team” constituído por alunos de 7 escolas (Escola Secundária Maria Lamas, Escola Secundária da Cidadela, Escola Secundária D. Maria II, Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Escola Secundária da Batalha, Escola Secudária Augusto Gomes e Escola Secundária D. Inês de Castro)  tendo como parceiros os alunos da escola “Martin-Andersen-Nexö-Gymnasium” (Alemanha).

A equipa portuguesa desenvolveu, como habitualmente, um trabalho de elevada qualidade descobrindo 33 novos asteroides, 1 dos quais já confirmado e registado pelo Minor Planet Center (Harvard) com a identificação 2012 VB81. Este balanço ainda não é definitivo, uma vez que nos próximos dias poderemos receber a agradável notícia de mais algumas confirmações.